Dr. Roberto Heleno

Especialista em Cirurgia para Endometriose em Juiz de Fora

Ofereço um cuidado completo, de excelência e personalizado para endometriose em Juiz de Fora, levando em consideração as necessidades únicas de cada paciente. Como cirurgião especialista em oncoginecologia e cirurgia minimamente invasiva, tenho toda a expertise necessária para fornecer um tratamento de qualidade e com a segurança que você merece!

especialidade

Cirurgia Robótica para Endometriose

O Dr. Roberto Heleno foi um dos primeiros cirurgiões de Juiz de Fora a se capacitar em Cirurgia Robótica e Laparoscópica para endometriose, oferencendo para suas pacientes o que há de mais moderno no tratamento cirúrgico da endometriose.

Cirurgia para Endometriose em Juiz de Fora

A endometriose ocorre quando o tecido semelhante ao revestimento uterino cresce fora do útero, causando dor intensa e outros sintomas. A cirurgia é frequentemente recomendada para remover os implantes de endometriose e aliviar os sintomas. Com avanços na técnica cirúrgica, como a laparoscopia e a cirurgia robótica, é possível realizar procedimentos minimamente invasivos, resultando em menos dor, cicatrizes menores e recuperação mais rápida. O tratamento cirúrgico da endometriose deve ser realizado por um cirurgião experiente, com conhecimento específico nessa condição, a fim de oferecer uma abordagem individualizada e adequada a cada paciente.
cirurgia da endometriose

Benefícios da Cirurgia

Confira abaixo as principais vantagens da Cirurgia para Endometriose.

Melhora dos Sintomas

Com a remoção de todos os focos de Endometriose na cirurgia, os sintomas, como por exemplo, dor pélvica crônica, dispareunia e dificuldade para engravidar melhoram.

Aumentar a chance de gravidez

A Endometriose está fortemente relacionada com a Infertilidade da mulher, logo, a remoção de todos os focos de Endometriose aumenta a chance de gravidez.

Melhora da Qualidade de Vida

Devido a dor pélvica crônica, dispareunia e outros sintomas muito incômodos da Endometiose, a qualidade de vida das pacientes é fortemente comprometida.

O QUE MEUS PACIENTES DIZEM

Depoimentos

dr. roberto heleno

Minha Formação

Formado em 2003 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF);

Residência Médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora de 2004 a 2005;

Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica pela Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos em Barretos – SP de 2006 a 2008;

Fellow em vídeocirurgia oncológica pela Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos em Barretos – SP em 2009;

Pós-graduação em Cirurgia Minimamente Invasiva pelo Instituto Jacques Perrisat – Universidade Positivo em Curitiba – PR em 2010;

Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL);

Membro da European Society of Surgical Oncology (ESSO) e da International Gynecologic Cancer Society (IGCS);

Professor do curso de Medicina da Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, Juiz de Fora;

Preceptor da residência de cirurgia geral do Hospital Universitário da UFJF.

dúvidas frequentes

Endometriose

Confira abaixo as principais dúvidas relacionadas a endometriose e a cirurgia para endometriose que respondo diariamente em meu consultório.

O que é a Endometriose:

Endometriose é uma doença crônica, definida como a presença de tecido endometrial (camada que forra internamente o útero) ou um tecido muito parecido com o endometrio fora da cavidade uterina.

Esse tecido que se implanta em outros órgãos e regiões anatômicas, sofre ação do hormônio feminino, sangra e promove um processo inflamatório crônico.

Acomete 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e cerca de 50% daquelas com quadro de infertilidade.

É uma doença ainda pouco divulgada e apresenta diagnóstico tardio, em média após 7 a 10 anos do início dos sintomas.

O diagnóstico atualmente inicia-se através de uma boa anamnese (sintomas) e um bom exame físico. Após a suspeita clínica, o especialista solicita um exame específico:

Ultrassom transvaginal com preparo intestinal;
Ressonância de pelve com preparo intestinal para endometriose.

Sintomas da Endometriose:

Os principais sintomas da endometriose, também conhecidos como os 6Ds da endometriose:

1. Dismenorréia: dor (cólica) no período menstrual;
2. Dispareunia de profundidade: dor na penetração profunda;
3. Disquezia: dor ao evacuar durante o período menstrual;
4. Disúria: dor ao urinar durante o período menstrual;
5. Dor pélvica crônica: dor pélvica independente do período menstrual;
6. Dificuldade para engravidar: infertilidade.

É fundamental conhecer os sintomas para suspeitar da doença. O diagnóstico tardio se deve em grande parte ao desconhecimento e desvalorização da dor da mulher!

Sentir dor não é normal!

Quando Operar a Endometriose:

Pacientes com sintomas muito sugestivos de endometriose como dismenorreia, dispareunia, dor pélvica crônica, e seus exames de imagens como ultrassom transvaginal ou ressonância de pelve com preparo intestinal vieram normais (realizados por profissional experiente). Neste caso está indicado uma laparoscopia para diagnóstico.

Pacientes que apresentam falha no tratamento clínico, permanecem com sintomas apesar do tratamento hormonal adequando.

Pacientes com endometriose grave, comprometendo o intestino (cólon, reto, apêndice e intestino delgado) e/ou as vias urinárias, especialmente com risco de obstrução.

Pacientes com endometrioma volumoso (cisto de endometriose no ovário especialmente acima de 6 cm).

Pacientes que apresentam infertilidade. Nessa situação, é fundamental a avaliação conjunta com um especialista em reprodução humana para definir se é melhor a fertilização ou a cirurgia. Para essa decisão observamos alguns pontos como a idade da paciente, reserva ovariana, presença de adenomiose, presença de endometrioma bilateral, realização prévia de cirurgia ou fertilização e o desejo da paciente.

Benefícios da Cirurgia para Endometriose:

A endometriose pode infiltrar diversos órgãos e tecidos, tanto na pelve como em toda a cavidade abdominal. A doença leva a uma inflamação crônica local com aderências e alterações da anatomia.

Os principais objetivos da cirurgia são:

Melhorar a qualidade de vida;
Melhorar os sintomas da paciente;
Aumentar a chance de gravidez.

Para isso é fundamental remover todos os focos de endometriose (e não apenas cauterizar), reestabelecer a anatomia normal e evitar complicações.

A não remoção de todos os focos aumenta o risco da doença voltar (ou mesmo a persistência da doença), bem como de manter os sintomas e infertilidade da paciente.

A experiência da equipe e a qualidade da cirurgia realizada são fundamentais para o sucesso do tratamento.

OUTRAS DOENÇAS QUE TAMBÉM ATENDO

Patologias

Cânceres Ginecológicos

Endometriose e Doenças Ginecológicas

Cânceres Gastrointestinais

Outras condições de saúde

cirurgia robótica para endometriose

Vantagens da Cirurgia Robótica

Conheça abaixo as principais vantagens da Cirurgia Robótica com o Dr. Roberto Heleno, um dos primeiros cirurgiões de Juiz de Fora que opera endometriose e cânceres ginecológicos com essa tecnologia.

Maior Precisão

A cirurgia robótica oferece maior precisão devido à utilização de braços robóticos controlados por um cirurgião experiente. Esses braços conseguem realizar movimentos extremamente finos e delicados, além de reduzir tremores involuntários que podem ocorrer durante a cirurgia tradicional. Isso permite que os procedimentos sejam mais precisos, resultando em menos danos aos tecidos circundantes e em melhores resultados para o paciente, principalmente em cirurgias complexas como a da endometriose.

Menor Tempo de Internação

Outra vantagem significativa da cirurgia robótica é o menor tempo de internação hospitalar. Devido à precisão e à menor invasividade dos procedimentos robóticos, os pacientes geralmente experimentam menos complicações e uma recuperação mais rápida. Isso significa que eles podem deixar o hospital mais cedo em comparação com cirurgias convencionais, o que também reduz os custos hospitalares e minimiza o risco de infecções hospitalares.

Recuperação Mais Rápida

Por fim, a recuperação mais rápida é um benefício notável da cirurgia robótica. Os pacientes tendem a sentir menos dor pós-operatória e a necessitar de menos medicamentos para dor. Além disso, as incisões menores e a precisão cirúrgica resultam em menos cicatrizes e em uma cicatrização mais rápida. Dessa forma, os pacientes podem retomar suas atividades diárias e profissionais em um período de tempo menor, melhorando sua qualidade de vida após a cirurgia.

Confira o endereço de atendimento

Consultório no GastroCenter